Tuesday 6 May 2014

Addicted to... Breaking Bad!

Olá a todos!

Foi há bem pouco tempo que descobri esta série. A minha melhor amiga começou a ver, já algum tempo depois de ter acabado, e recomendou-me. Normalmente eu resisto a algumas recomendações de séries e filmes que me são feitas, por ser um pouco selectiva (esquisita, vá) mas se a recomendação vem da minha melhor amiga ou do meu irmão, eu vejo, porque eles sabem do que eu gosto. Quando comecei a ver esta mesma série não me pareceu que fosse gostar. A história parecia-me chata, o Walter White parecia-me enfadonho e os bag guys demoravam a aparecer. A história em si parecia demasiado irreal. Mas quando apareceu o Tuco mudei de ideias. E quando veio a cena em que o Walt enfrentou o Tuco por ele ter roubado a metanfetamina e usou o seu conhecimento sobre Química para o assustar... rendi-me completamente à série! 


Então, começando pelo princípio, no primeiro episódio conhecemos Walter White, um professor de Química que tem cancro do pulmão e muitos problemas financeiros. Para conseguir sustentar a sua família e ainda pagar as despesas médicas associadas à sua patologia, Walt tem um part-time numa empresa de limpeza automóvel. Claro que isto não é propriamente o que um professor de Química, galardoado com um prémio Nobel, quer fazer. A certa altura lembra-se de usar o seu conhecimento para "cozinhar" metanfetamina, uma droga extremamente viciante e estimulante da qual se consegue obter um lucro considerável. 



Para isso procura alguém com quem possa colaborar e que possa colocar a droga em circulação no mercado, ou seja, um dealer. Encontra um antigo aluno, Jesse Pinkman, que também fabrica metanfetamina. Depois de alguma resistência da parte de Jesse, acabam por formar uma parceria em que Walt cozinha e Jesse vende. Daqui para a frente os dois envolvem-se com cartéis, bad guys, o DEA... enfim, uma panóplia de aventuras. Ao longo da série podemos ver a inteligência de Walt ao livrar-se dos mais diversos problemas e o humor de Jesse, que trás um ar mais fresco à série. 

Eu estou a gostar imenso desta série, tento ver 2 ou 3 episódios por dia quando posso porque um episódio deixa-nos a salivar por mais e mais e mais. Para além disso eu fiquei curiosa com o que é a metanfetamina, o mercado de droga e o dinheiro que se faz com tudo isto. Não sei se sabem mas estima-se que anualmente o mercado da metanfetamina movimenta cerca de 8 biliões de dólares! Ela é movimentada por cartéis de droga que fabricam e distribuem. Normalmente o chefe máximo destes cartéis tem uma empresa qualquer para fazer a "lavagem" do dinheiro que ganham com a venda da droga. E porque é que esta droga é tão popular e há pessoas a pagar preços absurdos por uma pequena quantidade? Porque é uma droga altamente estimulante, que actua em muito pouco tempo e fomenta sensações de alegria, euforia, auto-estima e apetite sexual. 

Enfim, depois disto acho que não preciso de dizer que recomendo altamente esta série! Para quem se interessa pelo mundo "oculto" da droga e fabrico da mesma, cartéis de droga, bad guys, acho que é adequada. ;)

Dêem uma vista de olhos e acho que se vão surpreender! 

**


No comments:

Post a Comment